2017- 2022
Maio de 2017: A Alexander Corporate Finance (“Acf”) e a AC2M assumiram um mandato conjunto com a empresa para conduzir uma total transformação da empresa e avaliar estratégias alternativas para o negócio. Com a coordenação da Acf e AC2M, foram selecionados Eduardo Souza (CFO) e João Carlos Penna (COO) para a nova gestão interina da empresa. CBRE foi contratada como corretora de ativos imobiliários (www.cbre.com.br).
O processo de transformação, dentre outros objetivos, atingiram a reversão do fluxo de caixa operacional da empresa, mantendo todas as obrigações equacionadas com o aumento da qualidade dos serviços e satisfação dos clientes
O projeto dedicou bastante tempo e atenção para o realinhamento dos interesses dos acionistas devido a conflitos decorrentes de alguns eventos. O alinhamento de todos foi uma precondição para se obter um solução estratégica bem sucedida.
2020: Depois de uma sequencia de exploração de alternativas de aliança estratégicas não sucedidas devido a desentendimentos entre acionistas, a pandemia de COVID-19 afetou drasticamente o setor. A companhia decidiu fechar a operação, preservar o caixa, honrar seus compromissos e preservar o valor dos ativos imobiliários.
2020: A empresa foi vendida para um investidor financeiro com total alinhamento e concordância entre todos os acionistas.
CONSEPTUAL CAPSIS BENCHMARK
Long-Term competitive Equilibrium
Non-Economic Profit or Market Return
ACF – DIAGNOSIS & COORDINATION
Transformation Partners
ACF – GENERAL GOVERNANCE & COORDINATION
Governance Partners
Shareholders Governance – Mr. Flavio Grecca
ACF – NEGOTIATION & COORDINATION
Capital Structure Partners
Interim Management – Mr. Eduardo Souza
ACF – NEGOTIATION & COORDINATION
Real Estate Partner
Real Estate Broker – CBRE
2015 – 2017 -2019
Outubro de 2015: A Alexander Corporate Finance (“Acf”) foi contratada pela Fabrimar, 3a maior empresa brasileira de Metais Sanitários, para realizar um diagnóstico da situação financeira e da estrutura de capital da empresa
Janeiro de 2016: Sob a coordenação da Acf, a Fabrimar adotou uma nova estrutura de Governança. O Conselho anterior foi substituído por um Conselho Familiar (de Acionistas) e um Comitê de Gestão. Um novo CEO e um novo CFO foram selecionados.
2016: Ao longo do ano, o Comitê de Gestão conduziu diversas iniciativas em várias frentes. Consultorias especializadas foram contratadas em diversas frentes de atuação, tais como, Suprimentos, Logística, Engenharia e Ambiental. Um novo Diretor Comercial foi contratado para conduzir uma total transformação da área comercial.
2016: Tigre S.A, maior empresa brasileira de tudos e conexões, abordou a Fabrimar com a intenção de explorar o setor de Metais Sanitários como um movimento natural e estratégico. Devido a Transformação em andamento na Fabrimar, as conversas envolveram uma negociação estratégica liderada pela Acf.
Novembro de 2016: Tigre e Fabrimar formalizam acordo de compra de participação. Na estrutura do acordo, a Tigre capitalizaria a Fabrimar e se tornaria Acionista Controlador. A Família Martins (Família fundadora e controladora) se tornaria acionista minoritária e membro do Conselho de Administração da Fabrimar.
Fevereiro de 2017: A transação é concretizada com sucesso após a aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
2019: A participação societária remanescente da Família Martins é vendida para a Tigre com o assessoramento da Acf.
CONSEPTUAL CAPSIS BENCHMARK
Long-Term Competitive Equilibrium
Non-Economic Profit or Market Return
ACF – DIAGNOSIS & COORDINATION
Transformation Partners
ACF – GENERAL GOVERNANCE & COORDINATION
Governance Partners
ACF – NEGOTIATION & COORDINATION
Capital Structure Partners
ACF – NEGOTIATION & COORDINATION
M&A Partners
2014 - 2017
Maio de 2014: A Alexander Corporate Finance (“Acf”) foi contratada pela Zamboni, maior distribuidora do Estado do Rio de Janeiro, para realizar um diagnóstico da situação financeira e da estrutura de capital da empresa.
Junho 2014: Acf indicou um CFO interino para conduzir a transformação na Estrutura de Capital sob a coordenação da Acf. Stefan Alexander foi nomeado para o Conselho Consultivo da empresa.
Com a coordenação da Acf e supervisão do Conselho Consultivo, a Zamboni revisou e reestruturou todas suas atividades, práticas e procedimentos financeiros. O projeto tinha como foco principal, melhorar os processos internos da empresa e evitar a criação de uma dependência futura de assessores externos nas atividades cotidianas. Seguindo esse objetivo, em 2015 o CFO interino finalizou o seu projeto e um CFO definitivo, selecionado com o apoio da Acf, assumiu o cargo.
Durante o mesmo período, seguindo uma recomendação da Acf, o Conselho Consultivo contratou a empresa de Consultoria Gradus (www.gradusconsultoria.com.br), para revisão dos processos operacionais (Projeto“ROPC”) e adotando a metodologia de “Orçamento Base Zero”.
A transformação na estrutura de capital, o projeto ROPC e todas as iniciativas na gestão resultaram em uma grande melhora na performance financeira e da estrutura de capital. Devido a grande melhora de eficiência do capital de giro, o nível de endividamento reduziu em 65% em 12 meses. Vale ressaltar que foi mantida todo o relacionamento com os stakeholders, incluindo, mas não se limitando a funcionários, fornecedores, clientes, bancos, etc). O indicador Dívida / EBITDA melhorou consideravelmente, indo de 9.28x para 0.78x em 2 anos.
Dezembro de 2016: Stefan Alexander deixou o Conselho Consultivo ao anunciar a conclusão da transformação dos processos de estrutura de capital e o atingimento das metas do projeto.
2017: A Acf assessorou os acionistas da Zamboni no desenvolvimento de uma ferramenta de financiamento através de um FIDC próprio (fundo de recebíveis). A Acf coordenou o projeto, incluindo a seleção do sócio financeiro – Valora Asset Management (www.valorainvest.com.br)
CONSEPTUAL CAPSIS BENCHMARK
Long-Term competitive Equilibrium
Non-Economic Profit or Market Return
ACF – DIAGNOSIS & COORDINATION
Transformation Partners
ACF – GENERAL GOVERNANCE & COORDINATION
Mr. Alexander joined Advisory Board
ACF – NEGOTIATION & COORDINATION
Capital Structure Partners